Curso de Aproveitamento de Alimentos é realizado junto a empreendedoras do ramo de alimentação

Por Secretaria de Agricultura

A Prefeitura Municipal de São José dos Quatro Marcos, através da Secretaria Municipal de Fomento, Agropecuária, Indústria e Comércio (SEFAICO), Sala do Empreendedor, e o Sindicato Rural, promoveram em parceria o Curso de Planejamento e Aproveitamento de Alimentos.

Segundo Vagner Meira, Secretário Municipal de Agricultura, o objetivo é estimular a redução de desperdícios dos alimentos por meio de receitas nutritivas, saborosas e de baixo custo pelo reaproveitamento integral ou partes de alimentos, como cascas, polpa, talos, folhas e sementes de frutas, verduras e legumes.

O curso realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR/MT) ocorreu nas instalações do Restaurante Ki Sabor entre os dias 26 a 30 de setembro, com uma carga horária de 40 horas. A capacitação foi ministrada pelo instrutor do SENAR, Odilei Gomes de Campo, Tecnólogo em Gastronomia.

O conteúdo programático ministrado no curso foi: Nutrientes que compõem os alimentos; Alimentação alternativa; Técnicas de seleção e preparo de alimentos; Higiene dos alimentos, ambiente de trabalho, utensílios, equipamentos e do manipulador; Riscos de contaminação alimentar; Produção de receitas com aproveitamento integral dos alimentos; e Acondicionamento, armazenamento e comercialização.

Foram produzidas várias receitas, como tortas de talos, bolos diversos, pães enriquecidos, biscoitos, pudins, saladas, salgados, sal temperados, macarrão nutritivo, farofas, quibes, doces, beijinhos, farinhas nutritivas, sucos, dentre outros produtos.

Foram capacitadas 13 empreendedoras, trabalhadoras de restaurantes e mulheres em situação de vulnerabilidade. O Vice-Prefeito e Secretário de Administração e Planejamento, Ademilson Valverde Peres, o Secretário de Agricultura Vagner Meira, o Presidente do Sindicato Rural Alessandro Casado e os proprietários do Restaurante Ki Sabor estiveram presentes no encerramento do curso.